Mini-saia

comprar roupas saia

Qual mulher não quer parecer deslumbrante dentro numa mini-saia sem parecer vulgar? Pois é, o que antes era sinal de contestação e emancipação do movimento feminista (junto com a queima dos sutiãs nos anos sessenta) hoje é visto apenas como um mero acessório feminino do vestuário das mulheres mais jovens (e não só!) mas também uma daquelas peças que se deve ter muito cuidado ao usar (veja o recente polêmico caso da universidade Uniban e a Geyse Arruda) para não cometer erros.

Publicidade - LAMG

A história

Não se sabe ao certo a origem da mini-saia mas existem muitas versões poraí, mas eu gosto da que a Wikipédia lista, pois é a versão mais conhecida: “Depois de I Guerra Mundial, o comprimento das saias diminuiu rapidamente, no mundo ocidental. Até meados dos anos 1920, vestidos usados pelos jovens “flappers” eram muitas vezes acima do joelho, que só foi permitido pelo abandono dos espartilhos das eras vitoriana e eduardiana. O aspecto de saias, no Ocidente da década de 1960 foi geralmente creditados à estilista Mary Quant, que foi inspirado pelo Mini automóvel, embora o designer francês André Courrèges também é frequentemente citado como um pioneiro (os franceses referem-se à minissaia como la mini-jupe). Alguns também dão crédito a Helen Rose, que fez algumas saias para a atriz de Anne Francis em 1956, para o filme Forbidden Planet”. Eu prefiro acreditar que o mérito foi de uma mulher não é gente? É muito frustrante creditar isso a um homem.

roupas femininas A mini-saia no século XX

A minissaia comemora este ano quarente e três anos desde a sua existência, e a celebração não é fica pela peça, mas por tudo que ela representou no contexto em que foi criada e na época em que foi utilizada como movimento subversivo que marcou a geração de 1968. Uma novidade que foi o terror para os conservadores e uma conquista na luta das jovens que tentavam se impor na sociedade, ganhar respeito, mudar mentalidades e estereótipos e ser uma voz que representava para as mulheres liberdade, escolha e estilo. Hoje existem vários modelos e diversos tamanhos e estilos, mas a única regra para que uma saia seja considerada “mini” é só um: ser obrigatoriamente acima do joelho.

lojas online saia