Jaqueta Militar

jaqueta militarNão é de hoje que a tendência militar ganhou as passarelas.
Nos anos 1940, em plena segunda guerra mundial, com as produções limitadas de roupas pelas indústrias, os looks ficaram muito mais sóbrios e utilitários, e a jaqueta com vários bolsos, inspirada nas dos soldados mesmo, invadiram os guarda roupas femininos e masculinos.

 

marlene dietrich jaqueta militar

Marlene Dietrich na década de 1940.

 

Além da forma, sua modelagem mais ampla e confortável, a cor verde militar, ou o verde musgo, também era muito utilizada.
A jaqueta militar também ficou muito popular nos anos 1950, quando Elvis Presley, o rei do rock, se alista no exército para a guerra contra a Coréia. Até então, a jaqueta militar era um sinônimo de patriotismo e orgulho nacional.

 

elvis presley

Mas, nos anos 1960 essa situação muda. O que era símbolo de patriotismo virou símbolo de rebeldia. A jaqueta militar era usada como uma forma de protesto, customizada com bottoms apoiando o movimento de paz e amor, contra a guerra do Vietnã. O entao beattle John Lennon, por exemplo, foi um dos maiores defensores da paz mundial, e ícone desse estilo mais hippie.

 

john lennon militar

 

John Lennon e Yoko Ono.

 

Outra grande figura, mas do mundo da moda, que também incorporou a jaqueta com inspiração militar foi Yves Saint Laurent, quando em 1969 lançou a sua coleção safári, que mudou a maneira como se via o pret-a-porter na época.
A jaqueta militar sempre esteve de uma forma ou de outra, nas coleções de roupas de grandes marcas, até nos anos 1980 com o filme blockbuster Top Gun essa peça de roupa foi hit, e até mesmo nos anos 1990 com o estilo grunge ela voltou para as ruas e closets de todos.
Nas últimas temporadas quem se apropriou da inspiração militar foi a Maison Balmain, que fez várias jaquetas com essa pegada militar, mas com aspecto destroyed. Celebridades com Rihanna e Beyoncé foram vistas com o modelo.

 

balmain jaqueta

 

Passarela Balmain.