Jaqueta jeans

Criado por Levi Strauss, o jeans era um material resistente e uma boa opção para os trabalhadores das estações de trens em 1873.
A jaqueta jeans surgiu nesse período como uma forma de proteção dos trabalhadores, que usavam essa peça de roupa como seus uniformes. Mas em 1947, quando o cowboy dos cinemas John Wayne foi visto com o seu modelo Wrangler, a jaqueta jeans logo virou símbolo de masculinidade e do faroeste norte-americano, ainda sendo uma peça exclusivamente para homens.

 

john wayne veste jaqueta jeans
John Wayne

 

Alguns anos mais tarde, como símbolo de rebeldia, o jeans junto à jaqueta ganhou outros ares quando foram usados pelos galãs Marlon Brando e James Dean. Mas as mulheres também passaram a adotar a jaqueta em seus closets quando Marilyn Monroe desfilou a sua em meados dos anos 1960, trazendo então todo um glamour hollywoodiano para essa peça de roupa, que ironicamente foi criada para justamente o oposto do que seria glamoroso, já que era uma roupa usada pelos trabalhadores de ferrovias, mas a moda faz milagres, não é mesmo?!

 

marilyn monroe com sua jaqueta jeans
Marilyn Monroe

 

Atualmente, com a liberdade que o mundo fashion adquiriu ao longo dos anos, existem jaquetas jeans com os mais variados shapes, desde os mais justos até os mais amplos, na forma cropped ou até mesmo mais alongada. Além de sempre estar presente na moda que se vê nas ruas, ela também ganhou um espaço notável nas passarelas, como é o caso de uma das coleções da marca francesa Balmain, que inclusive teve a sua jaqueta jeans hit entre, não só fashionistas, mas celebridades como Rihanna.

 

jaqueta-jeans-balmain

Passarela Balmain

 

rihanna-jaqueta-jeans
A cantora Rihanna.

 

Essa peça sempre adiciona uma vibe mais descontraída e informal às produções do dia a dia, e pode ser usada com a calça jeans, para fazer um look total jeans, ou por cima de vestidos estampados e uma ankle boot, que também funciona super bem.

 

michelle williams jaqueta jeans e vestido floral

 

A atriz Michelle Williams.