Chapéu de praia

acessório de moda estiloso

O chapéu de praia é uma dos acessórios de moda praia que está no mundo fashion desde meados do século XX. Geralmente produzido em palha sintética e em malha, um chapéu de praia deve ser ao mesmo tempo prático e estiloso e sempre combinar com as roupas. Para ajudar na ventilação esse chapéu tem geralmente pequenos orifícios, deixados pela sua própria malha. Assim, você se protege do calor, evitando suar demais e até prejudicar a saúde dos seus cabelos.

As grandes marcas da moda praia, como a Victoria’s Secret, a Calzedonia ou a Poko Pano, já oferecem vários modelos de chapéus de praia. E os grandes estilistas internacionais, quando apostam na moda praia, fazem suas modelos desfilar nas passarelas com os chapéus de praia. Seja um chapéu panamá, um floopy ou um fédora, eles estão lá dando um toque de requinte aos biquínis e aos maiôs. Desses três tipos de chapéu, descubra aquele que melhor se adequa ao seu estilo e melhor combina com suas roupas femininas de verão. O chapéu de palha é herdeiro do chapéu panamá, assim chamado porque Theodore Roosevelt usou um modelo desses numa visita ao canal do Panamá por altura da 2ª Guerra Mundial.

Publicidade - LAMG

modelo de chapéu

Talvez esse modelo de abas curtas e de molde rígido, pouco estilizado, seja até mais apropriado para homens e mais fácil de combinar com roupas masculinas, mas é perfeito para usar no calor. O chapéu floopy, esse sim é bem feminino e delicado. Suas abas são enormes e fluidas, simulando sempre a idéia do movimento com ondulações constantes em todo o diâmetro do chapéu de praia. Tem esse nome graças ao seu aspecto meio “desleixado”. Mas esse “desleixado” é intencional e fica muito elegante e sofisticado, graças ao seu corte assimétrico. É muito semelhante aos grandes e sumptuosos chapéus de palha que as estrelas de Hollywood celebrizaram nas décadas de 1930, 1940 ou 1950.

O chapéu fédora é a sua terceira opção. No Brasil, esse modelo também é chamado de borsalino. Ele pode ser em palha ou em feltro. Essa peça rêtro é inspirada nos bonitos chapéus de dama dos anos 1920. Tem abas curtas e é até parecido com o chapéu panamá, mas acaba tendo carateristicas bem mais femininas e estilizadas. A grande diferença entre um e outro é que num chapéu fédora uma das abas é sempre curvada, virando para cima, em oposição à outra aba, um pouquinho mais côncava. Na época áurea do cinema de Hollywood, entre as décadas de 1930 e 1970, todas as grandes estrelas de Hollywood estavam usando chapéu de praia. Quem não lembra a Audrey Hepburn ou Grace Kelly usando enormes chapéus com cortes muito estilizados e combinando-os com maiôs femininos e sofisticados? Nos grandes desfiles como a São Paulo Fashion Week ou o Fashion Rio, essa tendência brilhou nas passarelas.

chapéu de palha de praia

Compre já o seu modelo nas principais lojas de roupas femininas ou masculinas ou nas boutiques das marcas mencionadas. Comprar online também é uma ótima opção para quem não dispõe de muito tempo, já que nas lojas online você encontra várias marcas e preços imbatíveis à distância de um só clique. Confira!