A Camiseta

A camiseta é conhecida no mundo da moda internacional como T-shirt, ou “camisa em T”, devido à sua forma que faz lembrar um T. Normalmente, ela não tem botões nem colarinho, ao contrário da camisa, que é uma peça de roupa muito mais antiga e clássica. A camiseta tem um desenho e corte simples, feita para ser puxada sobre a cabeça e cobrir o tronco do homem ou mulher. Normalmente, esta é uma peça de roupa unissexo, mas há camisetas com corte especial para mulher e camisetas só para homem.

A camiseta é tipicamente feita de algodão, fibra de polyester ou de uma mistura dos dois e o tecido é feito utilizando a técnica de “ponto jersey” que possibilita uma textura suave e maleável e que pode tomar qualquer cor. A decoração da camiseta pode ser feita das mais variadas formas e hoje em dia temos à nossa disposição os mais variados tipos de estampagem e técnicas de serigrafia, que podem ser utilizadas na confecção desta peça de vestuário. A decoração é uma parte importante, visto que esta é a peça de roupa mais usada para transmitir mensagens ou publicitar marcas.

Publicidade - LAMG

A camiseta é o resultado da evolução e simplificação de um tipo de vestuário interior, usado no século 19 e que consistia de uma peça única que cobria todo o corpo por baixo da roupa. Mineiros e trabalhadores do final do século optaram por separar essa roupa interior em duas peças separadas, de forma a poderem mais facilmente remover a parte de cima em situações de calor excessivo.

O modelo tradicional de T-shirt nasceu no exército dos Estados Unidos, como peça de vestuário para usar por dentro do uniforme. Este modelo tinha gola circular sem colarinho nem botões, manga curta e era feito de algodão branco. Com o tempo se tornou comum que os militares retirassem o seu uniforme em climas quentes ou em festas.

Por ser uma peça de roupa versátil, fácil de limpar e barata, a popularidade da camiseta aumentou com o passar dos anos, principalmente para as novas gerações. Mais e mais marcas se dedicaram ao fabrico da camiseta, criando várias hipóteses de escolha em termos de decoração, normalmente muito colorida.

Nos dias de hoje, a camiseta ainda é muito usada e promete continuar a fazer parte do vestuário de homens e mulheres, jovens e velhos por todo o mundo. É também a peça de roupa mais usada para publicidade, mensagens de souvenir, bem como para protesto e ativismo.