Blusa

blusa azul

 

A blusa, que atualmente tem modelos com vários shapes e materiais, como o algodão, linho e a seda, nem sempre foi uma peça de roupa óbvia no guarda roupas feminino.
Apenas no começo do século passado, com o surgimento das calças, que as blusas se fizeram necessárias nos closets das mulheres.
No começo, a blusa tinha uma modelagem baseada nas camisas masculinas. Mas, como as meninas da alta sociedade tinham como padrão de beleza o formato em S do corpo, o famoso corpo violão, as blusas femininas começaram a ficar diferentes das masculinas e os designers começaram a acrescentar babados, laços, e bordados.

 

blusa antiga

Modelo do início do século XX, ilustração por Charles Dana Gibson.

 

Foi nos anos 1940 que essa peça de roupa ficou mais popular, pelo estilo de Marlene Dietrich e Joan Crawford, duas estrelas do cinema que marcaram sua época pelo seu visual ousado, que continha um mix de masculino e feminino, mas tudo claro sempre com muita elegância e austeridade, típicas dessa década.

 

marlene dietrich blusa

Marlene Dietrich.

 

joan  crawford blusa

Joan Crawford.

 

A blusa então se tornou uma peça chave no guarda roupa de qualquer mulher, e com a vinda dos loucos anos 1970, a moda ficou mais divertida e leve, e a blusa conseqüentemente ganhou diversas versões e modelos, como podemos ver no look de Jane Fonda, um ícone dessa época.

 

jane fonda blusaJane Fonda.

 

Um pouco mais tarde, nos anos 1980, com muitas mulheres trabalhando fora, essa peça se tornou novamente um pouco mais séria, sendo usada com terninhos e saias lápis pelas executivas de todo o mundo.

 

blusa anos 80

 

Atualmente, como a moda anda extremamente democrática, e a blusa é usada com praticamente todo o tipo de roupa, mas como podemos ver pelos últimos desfiles de 2011, na qual o comprimento das saias aumentou e os saltos clássicos, como o Sabrina, voltaram ao hype, vamos ver nas lojas muitas blusas de seda, com laços e golas, que remetem àquelas do inicio do século. Como já diz o ditado, “nada se cria, tudo se copia!”.

 

marc jacobs blusa

Passarela Marc Jacobs verão 2011.